Italian - English

 

Peppe Consolmagno, nasceu em Rimini em 1958, cresceu na Itália. Utiliza em grande parte instrumentos construidos por ele mesmo com material colhido em suas viagens, como a cabaça, bambu, madeira e metal. A sua música se exprime atravès de instrumentos que pertencem a culturas extra-européias como a do Brasil (sua principal fonte de inspiração), da África e da Ásia, mas que tem uma linguagem comum. O gong Birmano, a conchinha, as taças de meditação, os vasos africanos, as flautas de uma nota sò dos pigmeus, os tambores de àgua e o berimbau, unidos à sua voz e a ìntima relação com estes, criam uma dimensão ùnica onde predomina o som natural, o silêncio, o timbre e o ritmo. 

Consolmagno tem como experiência participações como protagonista em festivais internacionais com "Umbria Jazz", “Festival Internacional de Jazz” em Montreal no Canada, "Jazz o Brasil" em Paris, "Kunstamt Stegliz" em Berlim, "Drum 2000" Festival de percussões” em Bologna, "Festival de música de Camera" em  Tolentino, "Centro Studi Brasiliani" C.E.B. em Roma, "World Music Festival" em Lanciano, “Percussion World and Sound PWS7" em Asti, Rai "Radio tre suite", "Jaco Pastorius Festival" em Coriano, "V World Music Festival" em Roma, "Musica dei Popoli" em Florença, "Festival Sete Sóis, Sete Luas" em Portugal, "Percussionistica World Rhythm Festival” em Umbertide, “Istituto Musicale P.Mascagni” em Livorno, “Liceo Musicale” em Catania, "Conservatrorio Vivaldi em Alessandria", "Festival Fano Jazz By The Sea", "Attraverso Festival", "Brasil Festiival" em Bologna, “Festival Womad” em Palermo, “Fandango Jazz Festival” La Palma em Roma, “I Suoni delle Dolomiti Festival” em Trentino, “Festival International de Sousse” na Tunísia, “Festival Banlieues Bleues Festival” em Paris, Scat Jazz Club em Madeira, Festival de Órgão da Madeira..

Tem uma atividade intensa de pesquisa musicológica, que o levou, e o leva a fazer conferências e workshops sobre a música extra-européia e sobre a construção de instrumentos de percussão. Peppe Consolmagno constrói objetos sonoros para si e Nana Vasconcelos, um dos seus muitos admiradores.

Consolmagno escreve para revistas especializadas e jornais como "World Music" e "Percussioni", "Strumenti Musicali", "Jazz", "DrumClub", "Il Manifesto", "Musica Jazz", Jazzit", DrumSetMagazine","Jazzitalia", "CiaoJazz", "CupaCupa", "Musicando", e outros. Foi convidado para ir a Salvador-Bahia como o ùnico europeu ao III e IV Perc Pan (Panorama Mundial da Percussão). Atravès do seu trabalho como jornalista e as suas entrevistas a músicos famosos, ele pretende dar voz ao estilo e a sua forma de pensamento que o faz comum a estes artistas. Ele tem colaborado com outras formas artisticas como teatro, pintura, escultura, poesia e dança. Dando seminários em  universidades e escolas, bem como participando  em programas de rádio e televisão.

 

 


Peppe Consolmagno:   O tapete em que espalha seus instrumentos parece uma oficina de ritmo  e sonhos, um espaço livre da cacofonia da vida moderna e consagrada ao prazer.  Peppe Consolmagno constrói objetos sonoros para si e para Nana Vasconcelos, um dos seus muitos admiradores. A maioria dos objetos são construídos com materiais recuperados a partir de suas viagens pelo mundo, outros são imaginados combinando sua voz à sinfônia  de timbres e cores que se originam a partir deste singular orquestra formada de uma pessoa: cucurbitáceas saheliana grande convertido em tambores de água, um gongo Birmano, a lapidação de uma caxixi,  potes africanos de terracota, clanging de sanza, flautas pigmeu e muitos mais. Alguns instrumentos são emprestados de tradições mais heterogeneuos como da América do Sul, África, Ásia e regiões imaginárias, e outros são totalmente inventadas ou re-inventados por ele. Musicólogo estimado, animador brilhante de seminários e workshops, Peppe Consolmagno constrói suas performances como contos curtos em uma dimensão deliciosamente mágica. (Marco Boccitto - Roma)

 


(Giuseppe) PEPPE CONSOLMAGNO
Strada Serre, 7 - 61010 Tavullia (PU), Italy, Tel/Fax: 0039 0721 476230, e-mail:
info@peppeconsolmagno.com

Home page | Projects | Teaching | Live Concerts! | Interviews | Press | Photos | Cds | News | Links


Index in Italian and English