Historias breves sobre as músicas del CD:

PEPPE CONSOMAGNO & TIMBRI DAL MONDO®

                                                    English  Italiano

 

Peppe Consolmagno – voz, percussão, live sample

 

Peppe Consolmagno:  O tapete em que espalha seus instrumentos parece uma oficina de ritmo  e sonhos, um espaço livre da cacofonia da vida moderna e consagrada ao prazer.  Peppe Consolmagno constrói objetos sonoros para si e para Nana Vasconcelos, um dos seus muitos admiradores. A maioria dos objetos são construídos com materiais recuperados a partir de suas viagens pelo mundo, outros são imaginados combinando sua voz à sinfônia  de timbres e cores que se originam a partir deste singular orquestra formada de uma pessoa: cucurbitáceas saheliana grande convertido em tambores de água, um gongo Birmano, a lapidação de uma caxixi,  potes africanos de terracota, clanging de sanza, flautas pigmeu e muitos mais. Alguns instrumentos são emprestados de tradições mais heterogeneuos como da América do Sul, África, Ásia e regiões imaginárias, e outros são totalmente inventadas ou re-inventados por ele. Musicólogo estimado, animador brilhante de seminários e workshops, Peppe Consolmagno constrói suas performances como contos curtos em uma dimensão deliciosamente mágica. (Marco Boccitto - Roma)

 

 

  1. LION HEART ( 4.48 )

hang, voz, delay

 

O nome Leonardo parece derivar da palavra inglesa Lion Heart  (Coração de Leão). O nascimento de Leonardo alargou meu coração.

 

2. SEGREDO DA NOITE (5.08)

voz, concha, conga, ferry-boat

 

No passado, havia os lugares sagrados para a paz, onde ele poderia restabelecer o seu equilíbrio de energia potencial. Havia lugares para
ao silêncio. A noite é uma das poucas vezes em que as quedas de nível de ruído ambiente (ruído, considerando qualquer fenômeno sonoro

indesejável). A noite com seus segredos um pouco de "direito à paz.

 

3. BAURIMBE’ (8.24)

berimbau, voz

 

Todos os instrumentos de corda são derivados a partir da música arco. O berimbau, mais conhecido como um guia para movimentos na dança Capoeira luta chamado, é essencialmente um valioso colega, um amigo leal, sempre pronto nos momentos de tristeza. "Baurimbé" é uma homenagem ao Brasil nordeste,a caatinga, o anseio do homem forçado a trabalhar longe. Jornada muito longa e cara de volta para nós mesmos.

4. XARA’ (2.40)  

voz, flautas de  uma nota so

Quando duas pessoas se encontram no Brasil com o mesmo nome, para marcar a coincidência  estalam  os dedos e  se diz xara! Neste caso, a coincidência é na família, é a mãe que ensina seu filho as vogais (aeiou). As vogais são a alma da palavra, são os elementos de invenção melódica. As línguas primordiais foram provavelmente mais expressiva como a língua ea música eram quase idênticos.

 

5. MANAUS (8.05)  

gongo birmano, voz, live sample

 

É uma viagem na capital do Amazonas, Manaus, e continua através de riachos e caminhos até que você vagar dentro da floresta. É uma localização na memória, onde as memórias da viagem, nomes de frutas e plantas, os sabores, as vozes se misturam com lembranças da infância.

6. ENCONTRO DAS AGUAS (8.45)

concha, cing, agua, symbols, tambores de agua, dumbek, voz

 

"O Encontro das Águas" é um ponto, não muito longe de Manaus, onde os rios Rio Negro e Rio Solimões. Na primeira cor de barro, cor coca-cola eo segundo, com oito quilômetros de dificuldade (a diferença de temperatura e húmus) não conseguem se unir, para misturar-se e formam a Amazônia. As paisagens naturais e mentais sugerir idéias e interpretações. A proporção de branco / preto, a figura contraste / solo, e os símbolos sem efeitos sonoros, como uma representação da experiência humana. O prazer de confluência.

7. PICOLE’ (2.47)

kalimba, voz

 

Picolé de fruta fresca vendida pelas crianças brasileiras na praia. Eles mantem dentro de  um recipiente de isopor que levam ao ombro. Os países do Sul, cujas casas têm salas de estar aberta para o jardim. Isto significa que privilegiam instrumentos  de tipo portátil. E 'o caso de Kalimba, também chamado de M'bira, Likembe, Sanza, etc., uma cana de pequeno teclado soar doce e encantador. "Picolé" é a expectativa por a criança, a chegada do Papai Noel que traz presentes

 

8. LUA (5.54)

cymbals, voz, symbols

 

Quer dizer  lua. Isto é também uma faixa acústica. A lua, o mar e as mulheres sempre foram intimamente relacionados. E 'a Lua, que rege as marés e os ciclos da mulher. "Lua" é a exaltação do selo, de emoções sutis. É uma homenagem a minha irmã.

 

 

9. A CRIATIVITADE È UMA DANÇA (3.18)

udu, voz

 

Os potes de som "Udu" originários da Nigéria e são tocadas por mulheres ibo para ensinar os passos das danças. Esta canção é uma canção de ninar para o "m-eu" rapaz, essa história de que a criatividade é como uma dança, dançarino, é como uma abóbora que tem uma cabeça um pouco louca, então eu jogar assim, como o que eu tenho. Machado! "Estou" criança.

 

10. A MINHA CARLOTTA (3.26)

caxixi, voz, delay

 

O caxixi é um instrumento ao qual esstou ligado de uma forma particular. Eles, assim como outras ferramentas que eu uso são feitos por mim. Eu acho que é difícil inventar algo, o que o fabricante de instrumentos musicais é capaz de se conectar a criatividade espontânea da necessidade de atender as necessidades imediatas. Esta canção é uma homenagem ao meu gato "Carlotta" depois de várias tentativas, cinco anos de convivência, agora tem uma nova casa pequena e, finalmente, ela reencontrou  a sua infancia e o seu afeto.

 

11. UEKKE, UEKKE (2.23)

udu, brush, voz, harmonizer, live sample

 

Uekke, música Uekke é um alegre  ritmo funky que se sobrepõem, brincando com mostrando a voz e a harmonia, tudo rigorosamente ao vivo.É um equilíbrio entre a fantasia e o público. Uekke, Uekke marca a chegada de uma nova vida

 

        

 


             Voltar


Index in Italian and English